O Raspberry py é um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido pela fundação Raspberry PI. O hardware é integrado numa única placa. O objetivo principal é promover o ensino em Ciências da Computação em escolas.
Devido ao baixo custo desta placa e bom desempenho do hardware, surgiram no mundo todo pessoas com projetos interessantes. Veja a seguir:
Um laboratório Raspberry PI para estudantes na África do Sul
Na África do Sul onde a maioria das escolas não tem nenhum computador e muita falta de energia elétrica, a Solar Powered Learning estava levantando fundos para um laboratório Raspberry PI numa escola em Johannesburg, com o objetivo de criar uma instalação que poderia ser reproduzida em toda África do Sul, e alimentada pela energia solar onde a energia elétrica principal não está disponível.
Raspberry Pis e acessórios para equipar o novo laboratório
Voluntários pintando o novo laboratório.
Computadores no novo laboratório no dia da inauguração.
Menos de um mês após o fechamento da campanha para levantar fundos, o novo laboratório estava pronto para usar.
O supercomputador feito de Raspberry Pis
O professor Simon Cox até elaborou um tutorial para se fazer um super-computador utilizado placas de Raspberry Pi, peças de Lego e Linux. O tutorial está em inglês aqui.
Bom, se quiser saber mais sobre o Raspberry PI e suas possibilidades, onde comprar, etc, visite http://www.raspberrypi.org. Existe também a Raspberry Pi Brasil (http://raspberrypibra.com ) que é uma página não oficial criada por fãs brasileiros do Raspberry.
Nenhum comentário:
Postar um comentário