terça-feira, 28 de maio de 2013

Linux sem som é uma mala sem "ALSA"

Com o perdão do trocadilho da "mala sem alça", realmente é algo bem chato quando o Linux fica sem som, não é?

A ALSA em questão é o que chamamos de Advanced Linux Sound Architecture, ou servidor de som, já a mala pode ser nosso notebook, rsrs.

É difícil de achar uma solução simples ou gráfica de resolver o problema. O problema pode residir desde um simples aumento de som (som mudo) ou tentar resolver alguns detalhes que tratarei a seguir.

A primeira coisa a se saber é que o Linux tem 3 (três) tipos de servidores de som. Um é o Alsa, outro é o Pulseaudio, e finalmente o Oss (Open Sound System). Um pode entrar em conflito com o outro. (O que acabou de acontecer comigo depois de algumas atualizações e instalações).

O que você pode fazer é instalar alsa-tools para algumas ações a seguir e tentar remover algumas coisas instaladas que tenham pulseaudio no nome. Talvez com a simples resolução deste conflito, volte o som ao reiniciar o sistema.

Abra um terminal e vamos aos comandos:

 
 alsamixer - Este comando abre um controle de volume.  A tecla m troca entre mudo e ativo em cada canal de som. A tecla Esc sai deste programa.

alsactl - Este comando são os controles avançados para o driver de som Alsa.

Se digitarmos alsactl init e pressionarmos a tecla enter, este comando vai detectar o tipo de placa de som do seu computador e vai tentar inicializar o som da mesma.

Se digitarmos alsactl store, vamos gravar esta configuração. Se o som iniciar e não voltar ao reiniciar podemos criar um script com o comando alsactl restore para restaurar esses valores gravados toda vez que inicializar o sistema.

Outra coisa interessante é instalar os plugins gstreamer: os good, os bad, e os ugly. rsrsrs.

Depois utilizar o comando gstreamer-properties para setar o Alsa como se deve.

É isso pessoal, espero que isto lhes ajude. Pelo menos uma luz no fim do túnel.

Um abraço!


Um comentário:

Anônimo disse...

pode tbm usar o comando

sudo alsa force-reload

:D